quinta-feira, 24 de março de 2016

Secretaria de Cultura organiza "Terço dos Penitentes" no cemitério da "Bailarina" em AURORA.

Abrindo as tradicionais celebrações alusivas à semana santa a Secult-Aurora organizou Terço dos Penitentes na noite desta quarta-feira no cemitério da Bailarina no riacho das Antas

Sob a organização da Secretaria de Cultura e Turismo(Secult) Penitentes de vários grupos de Aurora e principalmente do riachos das Antas rezaram na noite desta última quarta-feira,(23) o tradicional "Terço dos Penitentes" no misterioso e enigmático '"Cemitério da "Bailarina" que está localizado na região do sítio Antas( entre as comunidades de  Carro Quebrado, Patos e Espinheiro).
A celebração do ato se  aconteceu em comemoração a abertura da semana santa, que culminará com a 'sexta-feira da paixão', quando acontece o ponto alto das penitências beatas pelos que fazem as penitências dos grupos de beatos que compõem a ordem santa cruz de Aurora. Ocasiões em que também acontece a 'autoflagelação dos corpos' que  constitui para todos  'eles', o verdadeiro aplacar dos pecados humanos e das dores do próprio Jesus  Cristo durante seus calvário de sofrimento. 
E para tanto, os penitentes utilizam feixes de navalhas cortantes conhecida pelo nome de "Disciplina". Um instrumento feito de metal pelo Decurião do grupo que exerce o papel de chefe, orientador espiritual e carregador da Guia, ou seja, do cruzeiro bento de madeira que atrás do qual todos seguem pelas noites adentro pelas estradas solitárias e escuras dos sertões aurorenses.O que conforme o secretário de cultural , o professor José Cícero - "Será um raro momento em que reuniremos fiéis, beatos e penitentes de todo o nosso município tanto da cidade quanto da zona rural para a tradicional celebração do 'Terço dos penitentes' que após mais de vinte anos volta a ocorrer no solo sagrado da mística e misteriosa necrópoles da Bailarina - antigo cemitério clandestino remanescente do século XVIII - situada em plena caatinga de Aurora (quase na divisa território de Barro e Milagre), remontando assim à época das grandes epidemias do terrível 'Colerus Mórbus' - hoje Cólera - doença que no passado era conhecida pela alcunha de  "Bailarina" e, que dizimara populações inteiras pelo Brasil a fora, especialmente na região Nordeste. Em cujo local ainda hoje existem preservadas várias catacumbas onde encontram-se sepultadas muitas vítimas da tal epidemia. 
De belos formatos estéticos, os túmulos até hoje são cuidados e preservados pelos penitentes da comunidade tendo como responsável direto o senhor Dé de Lisboa.
Na noite desta quarta(23 março)  a secretaria de cultura e turismo do município articulou o evento, além de disponibilizar um ônibus para transportar até a comunidade onde encontra-se situado o Cemitério a cerca de 18 Km da sede, os penitentes da cidade, estudantes de história, professores, a equipe de trabalho da  pasta e demais pessoas que  desejaram  acompanhar de perto o acontecimento. Após a celebração a Secult  também ofereceu  aos presentes um lanche que fora servido nas proximidades da capela de Santa Terezinha da referida comunidade. 
Da redação do Blog de Aurora.
fotos: Jean Charles e JC
> www.blogdaaurorajc.blogspot.com

domingo, 6 de março de 2016

E ENTÃO, VAI MAIS UMA DILMA E UM LULA AÍ ?

Por José Cícero__________

Fica cada vez mais evidente o porquê de Lula   ter escolhido logo a Dilma para sua sucessora ao Planalto. Uma ilustre desconhecida do povo que além de não possuir uma imagem nacional(algo fundamental para qualquer candidatura) era ainda por cima fraca, despreparada,  e limitada do ponto de vista dos discursos.  Mas, era a figura  adequada para  a devida continuidade do  projeto  criminoso  de poder  do Lula e cia. 
Algo que agora todos o conhece pela triste alcunha de  ‘Petrolão’.  De cara apenas o maior esquema de corrupção da história do Brasil e, como muitos analistas também o considera,  do mundo.  Tão grande que fez do ‘mensalão’ -  sua parte embrionária , apenas um trocozinho qualquer.    
Enquanto isso o Brasil adentra uma crise sem precedentes e que “eles”, malandramente querem que acreditemos ser  provocada  pelas vicissitudes mundiais.  Sim, isso mesmo! Aquilo que o Lula quando irresponsavelmente queimada as reservas brasileiras para a ‘farra administrativa’, chamou     de “marolinha”; tão somente para se sair bem na foto se achando mesmo o tal “cara”, visto que não se deu conta  da piadinha sem graça e amarela do Obama. Enfim,  deu no que deu.
Como se percebe,  a Dilma se qualificou para ser a candidata do Lula e de sua hoste corrupta após  ter  aquiescido ante uma canetada  com a vergonhosa tramoia de Passadina. Um tremendo golpe contra o erário da nação em desfavor de um  dos maiores patrimônios do povo brasileiro – a Petrobras. Uma empresa  que representava(até pouco tempo) o verdadeiro orgulho  do nosso país perante o mundo.  Talvez só por isso e tantas outras maracutaias(algumas que a gente ainda nem sabe) tenham feito com que a elite corrupta que sustenta o  governo tenha escolhido a Dilma como sua candidata. 
Uma pena, porque como se nota, tem sido deletéria além da conta, aos gritantes interesses da sociedade brasileira, principalmente dos mais pobres. Provocando um estrago tão grande na economia do país que só no futuro é que haveremos de aquilatar o tamanho real desta sangria.
Portanto, com a Dilma no pedestal  maior do poder, além do Lula continuar quase presidente; mandando e desmandando, dando palpites e dando ordens(algo jamais visto na história republicana), o imoral tsunami de dinheiro carreado pelo chamado propinoduto para a corja de ladrões  estaria efetivamente garantido.  E a conta? Ora, a conta fica para o povo... os trabalhadores que a duras penas, têm sustentados a economia brasileira e que agora, devido  uma recessão galopante, dentre outras mazelas, estão até desempregados.
Triste e lamentável no entanto, é saber que ainda existem pessoas -  inclusive que se acham inteligentes e esclarecidas -  que ainda acreditam que tudo isso não passa de pura ilação oposicionista, uma miragem do povo, porque estamos num verdadeiro “céu de brigadeiro”.  Os crentes de papai Noel e de Alice no país das maravilhas, talvez.
De modo que temo apenas pelos que estão realmente enganados pela propaganda e o canto de sereia governamental e não pelos que usam de má fé para de alguma maneira, obter vantagens com a crise, a continuação da roubalheira, do clientelismo político e da miséria do povo.
Conquanto, não custa nada lembrar: Por muito menos o presidente Nixon perdeu o poder nos Estados Unidos. E aqui mesmo um dia desses o Collor de Melo  foi expulso da presidência por ter recebido um Elba de presente – isso mesmo – um carrinho popular a que ele mesmo chamava de carroça. E olha que naquela época impeachment não era golpe, como querem agora que o seja.  Porém  a história, creio, que é de fato o tempo devido e exato que precisamos para melhorarmos o presente e alinhavarmos a tessitura do tempo futuro.
Que bom que ainda nos sobrou, pelo menos, um Sérgio Moro!