segunda-feira, 20 de julho de 2015

Mesmo em plena estiagem OLHO D'ÁGUA localizado no bairro Araçá de AURORA começa a aflorar*

Há muito dada como morta, agora em plena seca, águas da nascente do Araçá  começam a brotar do seio da terra

Degradada e agredida pelos mais variados  tipos de atividades antrópicas, a histórica nascente conhecida como "Olho d'água de Vinô" localizada no bairro Araçá de Aurora-CE; mesmo em plena estiagem começa a renascer(fotos). O que é possível notar pela água que aos poucos começo a brotar nos últimos dias.  
Há anos inativa e praticamente soterrada em face da erosão causada em parte pelo desmatamento indiscriminado das matas em seu entrono, a velha nascente já era dada como morta. Agora em meio a uma  seca que já perdura por mais de cinco ano, o Olho d'água de Vinô surpreende a todos quando é possível perceber o afloramento natural   de uma água gélida, oriunda do seio da terra  ressequida. 
Algo realmente surpreendente e de rara beleza considerando as agressões e a seca prolongada. "Um verdadeiro milagre, como se a natureza quisesse nos pregar uma peça", afirma um dos principais defensores do manancial, o secretário de cultura José Cícero que neste domingo esteve no local  ao lado dos professores Luiz Domingos, Ronaldo Santos e de alguns moradores das proximidades. 
Diante de uma crise hídrica sem precedentes, desequilíbrio climático e irregularidades do regime das chuvas que não têm mais fronteiras, fatos  que, inclusive em Aurora, já ameaçam o abastecimento urbano com o risco de colapso do açude Cachoeira; a nascente do Araçá, além de prodigiosa nos remete a uma reflexão profunda sobre a problemática da água, nossa relação com o meio ambiente e os recurso naturais em geral, disse ele.
ALERTAS ANTIGOS: 
Ainda em 2006/2007 foi lançada em em Aurora o primeiro número da da revista Aurora que na sua reportagem de estréia já  levantava a preocupação relacionada a degradação e morte da nascente. Como também a situação de devastação e abandono da área. 
De lá para cá, infelizmente, nada foi feito quanto à necessária preservação da fonte e da sua mata nativa. E o que é pior; as degradações se intensificaram com o avanço das construções de moradias que se aproximam do local. Além da decisão dos proprietários do terreno em transformar a área num loteamento para novas habitações. Para tanto, já cortaram, inclusive, a parede do antigo açude situado um pouco mais abaixo. A abertura de uma rua que passará bem ao lado da nascente também preocupa os que defendem a velha nascente.  
O aflorar das primeiras águas do olho d'água do Araçá - um dos últimos não apenas da zona urbana, mas também de todo o município que se tem notícia - parece ser o derradeiro grito de socorro de uma natureza que embora resistente, está claramente se exaurindo diante da ignorância de uns  e a indiferença de outros que, ao que parece, só têm olhos para o dinheiro. Como se fosse possível vivermos daqui para frente sem a natureza. 
HORTO FLORESTAL (APA):
Anos atrás houve a promessa de doação ao município de uma pequena área  em torno da nascente de 30x30 m2. Mas logo em seguida os proprietários desistiram da proposta garantida junto à secretaria de cultura e turismo. 
A pasta pretendia dentre outras coisas, promover o tombamento ecológico da nascente, ainda tornar o espaço uma área de preservação ambienta com a criação de um horto florestal destinado à visitação pública monitorada, aula der campo aberto às escola e pesquisadores, fomentação do turismo ambiental, bem como instrumentalizar o estudo de um pedaço importante da caatinga e do bioma sertanejo como um todo. Como parte importante do projeto de desenvolvimento do Turismo Ecológico proposto pela pasta a partir do rio Salgado. 
Sem mais demora, a equipe de professores juntamente com a própria Secult pretendem realizar uma campanha junto à comunidade no sentido de sensibilizar os proprietários e o poder público quanto a necessidade urgente de se preservar a nascente ou o que de fato ainda resta dela. Assim como parte da mata ciliar em seu entrono. Para tanto iremos retomar as conversações com os atuais proprietários para ver se chegaremos a um bom termo, finalizou o secretário.
------------------
Da Redação do Blog de Aurora.
SERVIÇO: 
Atenção!
Todos os filhos e amigos de Aurora estão sendo chamados a ajudar na preservação da Nascente. Comentando o problema na rede social, opinando, refletindo e também no convencimentos dos proprietários e quem mais de direito no sentido de que juntos possamos preservar o quanto antes o Olho d'água garantindo-o às gerações do presente e do futuro. 

Nenhum comentário: