domingo, 21 de setembro de 2014

Ninguém será dono dos votos de Marina Silva*

Por José Cícero
Em que pese à observação de uma eleição diferente quase sui generis para os padrões interioranos há muito calcado no “toma lá dá cá”, diria que as eleições deste ano ainda vão nos proporcionar grandes surpresas.  Queira Deus agradáveis para todos os brasileiros.
Quem sabe, o fim do que ainda resta dos velhos caciques negociadores de votos  e dos que ainda se acham donos da consciência do povo.
Que estes novos indicativos possam, pelo menos obrigar dentre outras coisas, a tão esperada aprovação da lei da  reforma política/eleitoral.
Porém, diante deste verdadeiro oceano de contradições remanescente do velho sistema eleitoral retrógrado e paternalista é que desejo me deter neste meu comentário, no sentido de traçar um paralelo no que se refere à eleição presidencial, mais especificamente à candidatura  de Marina Silva(pelo PSB por pura conveniência, visto que a corte palaciana com medo dos seus 20 milhões de votos obtidos em 2010 fez de tudo para tirá-la do páreo ao  inviabilizar a sua rede sustentabilidade).
Também da velha política é toda e qualquer pretensão falaciosa de qualquer que seja o político que, após a disputa venha a dizer que os votos obtidos por Marina tenham sido objeto da sua suposta influência política. Porque não somente em Aurora, no Cariri como no país inteiro, os votos de Marina Silva são objetos de uma verdadeira aclamação popular. Quiçá, fruto de um autêntico fenômeno de massa. Uma opção do povo em seu sonho de mudança, contra os desmandos, a corrupção e a mesmice propagandística dos governos das elites.
Portanto, que ninguém se atreva a querer subestimar a inteligência do nosso eleitorado livre e soberano. Se assim o fizer será fatalmente ridicularizado pela verdade objetiva dos fatos, ou no mínimo, será taxado publicamente de mentiroso.
Isso porque, a votação de Marina Silva que certamente em Aurora como no resto do Brasil será histórica e expressiva o que decerto, culminará com sua ascensão ao Palácio do Planalto.
Quem assim ainda teimar em querer passar a imagem de “pai da criança” será desmascarado; primeiro pela pequena quantidade de votos obtidos por seus candidatos, tanto à deputado estadual quanto federal. Depois, pela votação dos nomes ao governo do estado e ao senado que o mesmo possa apoiar. Eis o termômetro, ou quem sabe o ‘detector de mentira’. De modo que será fácil constatar o seu engodo, quando fizermos o necessário comparativo entre estas votações e a de Marina.
Mas adiante, com o 2º turno das eleições presidenciais uma vez que para o Estado o PMDB já está literalmente como se diz: com “a mão na taça”; nem assim será possível alguém querer nos passar “um atestado de besta” ao dizer que a votação de Marina Silva saíra dos seus domínios eleitoreiros, porque os fatos concretos e as circunstâncias reais falarão mais por si mesmos.
Quanto ao resto, a ordem é não desanimarmos. Vamos à luta por um Ceará e um Brasil melhor para todos. Porque ninguém é dono dos votos de Marinas Silva. Sua votação pertence unicamente ao povo ávido por mudanças, ética e cidadania. Fiquemos atentos e vigilantes.
Oxalá, até a vitória!
________________
José Cícero
Aurora – CE.
foto ilustrativa da Internet

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Secult-Aurora realiza Aula Inaugural da 1ª etapa da Escola de Música maestro Esmerindo Cabrinha


Com um total de 25 estudantes aconteceu na noite da última segunda-feira(15) na sede da Secretaria de Cultura(Secult)  a estreia da 1ª fase da Escola de música maestro Esmerindo Cabrinha da Silva  através da aula inaugural com o professor Damião Tavares - atual maestro da nova banda de música municipal Sr. Menino Deus, recém inaugurada(ver fotos).
Inicialmente as aulas ocorrerão semanalmente sempre nas noites de segunda, quarta e quintas-feiras às 19 h até que ocorra a reforma do anexo II da estação ferroviária. Contudo, segundo enfatizou o secretário da pasta o prof. José Cícero, 'tanto a escola de música, quanto a sede oficial da banda funcionarão em definitivo no casarão do Cel. Xavier(antiga Cnec ao lado da matriz), cujo prédio deverá em breve passar por obras de reformas com vistas a sua necessária revitalização.  
Os recursos para este fim foram conseguindo pelo prefeito Adailton Macedo através do deputado Mauro Benevides, sob convênio com o Ministério do Turismo e que já se encontram na Caixa Econômica Federal juntamente com o necessário projeto de engenharia. 
O centenário casarão que se constitui como uma dos mais importantes patrimônios histórico-arquitetônicos de Aurora será oficialmente tombado para dá sustentação ao projeto de preservação e restauro, defendido e viabilizado pela secretaria local. 
O mesmo albergará ainda, conforme disse o secretário,   a Casa de Cultura  e o centro cultural Aldemir Martins.
Logo após o funcionamento definitivo da escola, disse ele, o número de vagas atualmente ofertados à população deverá ser ampliado, constituindo assim, a 2ª etapa do referido projeto de formação musical; doravante em dois horários, ou seja, tarde e noite, concluiu.
--------------------------------------
SERVIÇO:
Sec. de Cultura e Turismo - Secult.
Banda de música municipal Sr.Menino Deus de Aurora - CE.
Escola de Música maestro Esmerindo Cabrinha da Silva
1ª Etapa - vagas limitadas - Inscriçôes encerradas.
2ª etapa - em breve.
....................................
Da Redação:
Fotos: Adriano de Sousa Anão(Setor de Imprensa/PMA)

sábado, 6 de setembro de 2014

Açude de Seu Vinô: A última pá de cal ou o tiro de misericórdia?

Imagens do local : Açude e nascente
Na noite da última quinta-feira(4) fomos  informados, através do telefonema do aurorense Sebastião Maciel - Bastim, (representante da AFA) dando conta do  fim do açude do Seu Vinô localizado no Araçá., vez que os  proprietários/herdeiros  do terreno onde  se encontra(ou se encontrava)  o conhecido açude  iniciaram o “arrombamento” da parede para  que o manancial secasse de vez.  O objetivo segundo dizem,  é aterrar por completo o  local para fim de loteamento(ver fotos). 
Diria que, com o fim trágico e melancólico do velho açude de Seu Vinô, não morre apenas  uma simples represa, como tal pode parecer, mas toda uma história densamente ligada não apenas à cidade de Aurora, mas principalmente ao próprio surgimento do bairro Araçá onde a propriedade agora urbana esta inserida.
Com o fim do açude de Seu Vinô morre também  o famoso olho d’Água  que se  situa um pouco mais acima, cerca de trezentos metros voltado para o Norte.  Ambos deram, literalmente de beber ao bairro Araçá e parte da  população do centro em tempos difíceis de seca. Portanto, há mais que um legado histórico e ambiental; como também um forte sentimento memorial que não poderia ser apagado desta forma, sob o silêncio e a indiferenças  dos contemporâneos.
Parede do açude vista ao longe
Algo que de tão grave merecia o repúdio veemente da população, assim como das autoridades e de todos quantos amam de verdade a sua terra.  Uma preservação merecida e necessária não apenas pelo valor histórico e afetivo que aquele lugar representa, mas principalmente, pela manutenção dos aspectos ecológicos e, sobretudo pelos desdobramentos ambientais negativos  que tal intervenção  provocará  na qualidade de vida de todos os  moradores das imediações em particular, como  da cidade em geral.
Eis a força da grana mais uma vez a destruir para sempre coisas belas. O fantasma da especulação imobiliária  aliado ao dragão do capital  engolindo tudo, ao ponto  não querer deixar “pedra sobre pedra”.  Apagando de vez  os rastros de memória histórica em nome do esquecimento total, bem como a identidade do povo  para que as  novas gerações só consigam viver  sob a perspectiva do não-luga.

REPORTAGEM PUBLICADA NA REVISTA AURORA:

Reportagem Revista Aurora
Ainda em 2007 a Revista Aurora através dos professores José Cícero e Luiz Domingos alertava para a importância da preservação daquele local, ou seja,  tanto do açude quanto da nascente como um patrimônio relevante ante a propositura de um projeto voltado para o desenvolvimento do turismo ecológico e de preservação. Cujo nome homenagearia, inclusive, o Sr. Vinô Leite. A reportagem da RA como se ver foi profética, já que era intitulada: "Olho d'Água de Vinô: Pequeno grande sinal de uma morte anunciada".
Tempos depois o representante da Secult manteve conversações com o proprietário do terreno no sentido da manutenção preservacionista do Olho d’Água e da mata ciliar do entorno. Quando até a demarcação foi iniciada com esta finalidade.  A proposta era manter um espaço de preservação ambiental,  destinado à visitação pública, além de  proporcionar ferramentas para  aulas de campo dos estudantes locais. Contudo, a proposta não evoluiu posto que “Voltaram” atrás  quanto à questão da doação pública do pequeno espaço.
Como se percebe, tudo agora permanece à mercê da destruição, algo profundamente lamentável e que certamente trará sérios prejuízos no que tange à qualidade de vida da população.  Justamente agora que uma rua está sendo viabilizada nas imediações da nascente, ligando o Araçá ao alto da cruz do outro lado da cidade.

Um legado que merecia ser urgentemente  preservado:

Açude já completamente  esvaziado
Não tenhamos dúvida. Caso vivo ainda estivesse o Sr. Vinô Leite que, a duras penas, no lombo de animais  construiu  o manancial e preservou a nascente,  não permitiria que esta destruição acontecesse sob qualquer pretexto. Muito menos para  o fim de loteamento urbano.
Com o fim do açude de Seu Vinô , desaparecerá também a nascente que já agoniza, além de um pedaço bonito  e importante da  nossa história  que está se apagando para sempre.
Por maior que seja a força do dinheiro e da especulação imobiliária, fomentados pelo crescimento  urbano, Aurora não mereceria  este tratamento  degradativo da sua história e tampouco  abrir mão de algo tão precioso para o presente e o futuro de gerações inteiras. 
Porque uma grande  memória não pode ter dinheiro que a pague. A verdadeira história não se vende, não se compra,  apenas se preserva e vive.  Posto que toda história, assim como a consciência holística da vida  e do planeta são algo que não se negocia sob quaisquer argumentos. Muito menos sob os interesses  do capital em desfavor da vida e do meio ambiente.
Com um imenso sentimento de tristeza, fica aqui registrado o nosso modesto, porém necessário protesto.
......................................
José Cícero
Aurora – CE.
Fotos; arquivos e Jean Charles
LEIA MAIS EM:
www,cariricangaco.com.br 

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Todo o talento imenso e colorido do jovem pintor aurorense Flávio Soares *

Por José Cícero


Uma amostra da obra do jovem pintor Flávio Soares
Quase ninguém parece conhecer até agora  este novel artista das artes plásticas aurorenses.  Um talento que se expressa muito além de qualquer palavra ou conceito como tentativas para se caracterizar no devido grau o seu trabalho artístico ante o manuseio do pincel e das tintas.
Trata-se do jovem aurorense  Flávio Soares Ferreira(22 anos).  Uma grande promessa da pintura de Aurora e talvez  de toda a região(ver fotos acima).

Flávio, conforme ele mesmo diz,  deu suas primeiras pinceladas  aos 10 anos de idade  a partir da aguçada curiosidade que sempre nutria, diante das imagens que via nos livros e em revistas e desde então passou a reproduzi-las.
confessa que não possui uma influência  em particular, vez que sempre foi um pintor e desenhista solitário e intimista. O certo é que possui um jeito muito particular de produzir suas obras, principalmente no que se refere a mistura de tintas.

Costuma dizer ainda que o seu primeiro despertar para a pintura surgiu por meio de um trabalho escolar, quando teve que pesquisar a vida e a obra dos grandes pintores mundiais. O que representou o seu grande despertar para a pintura. Porém, se afirma admirador do gênero de Salvador Dali e Rembrandt.

Algumas das suas obras na maioria telas já foram comercializadas em Juazeiro do Norte como também em Fortaleza. Vez por outra atende a pedidos por encomenda. No desfile de 7 de setembro deste ano, será um dos artistas da terra a ser homenageado na avenida.
Mesmo sabendo que não é nada fácil viver da sua arte, o jovem Flávio Soares se diz feliz e, por isso mesmo disposto a enfrentar a batalha do mundo da pintura. "Estou tentando por mais cruel que possa parecer", confidenciou ela.

Flávio e sua obra
Ano passado algumas das suas obras integraram a Exposição Permanente - " Pintando a Aurora",   instalada na sede da secretaria de cultura e Turismo do município.

Nascido em 08 de abril de 1992 na cidade de  Aurora(CE) Flávio Soares se diz  satisfeito com a opção que fez pela arte de pintar o mundo, a vida e as pessoas. Suas telas, além de belíssimas possuem um colorido mais que especial. Algo que encanto deste a  primeira vista quer seja pela beleza estética ou mesmo pelo abstracionismo surreal de algumas das suas criações.

Em síntese,  diríamos que Flávio Soares, é um desses artistas do povo que pela beleza estética do seu estilo, parece que já nascera grande e espetacular. De modo que, a verdadeira e definitiva consolidação do seu brilho artístico deve ser apenas uma questão de tempo. Já que talento e criatividade imaginativa ele possuir de sobra. 
Confira algumas imagens(acima) da boa lavra de Flávio Soares.

---------------------
Por José Cícero
Para a redação do Blog da Secult.
SERVIÇOS:
FLÁVIO SOARES FERREIRA
Rua Ovídio Leite, s/n  Bairro Araçá
Aurora – CE.
Telefone para contatos e encomendas:  (088) 9673.4704
------------------
Da Redação do Blog de Aurora e Secul
fotos: João Silva