terça-feira, 20 de maio de 2014

População de AURORA prestigiará na próxima sexta-feira 2ª edição do Festac 2014

A cidade de Aurora, na região do Cariri viverá na próxima sexta-feira(23) a 2ª edição do Festac 2014 - Festival municipal de Artes Cênicas numa realização da secretaria de cultura e Turismo do município.
O evento conforme afirmou o secretário da pasta o professor José Cícero pretende reunir pouco mais de sete grupos do teatro amador local, especialmente das escolas, além das representações do bairro Araçá e do distrito de Ingazeiras.
O festival acontece na plataforma da antiga estação ferroviária no centro da cidade, considerado como um dos mais importantes patrimônios histórico-arquitetônicos do município prestes a completar 94 anos. A abertura do evento será feita  através da participação especial da atriz e contadora de estórias de Fortaleza Paula Yemanjá apresentando a performance "Contos que encantam". 
O início do evento teatral a céu aberto está previsto para ocorrer às 18:30h com a palavra do prefeito Adailton Macedo. Para tanto, o local será completamente adaptado para acolher com comodidade todo o público participante. O acontecimento cultural está sendo aguardado com muita expectativa por parte da comunidade, muito especialmente pela juventude estudantil. Principalmente porque o município conta com um grande número de artistas que compõem o movimento de teatro amador.
A prefeitura através da secretaria de cultural e turismo local  premiará com  troféus e uma bonificação em dinheiro todos os grupos participantes do festival, cuja iniciativa conta, inclusive, com o apóio do centro cultural Banco do Nordeste seção Cariri.
Acerca do acontecimento ponderou o secretário: "A realização do Festac 2014 na antiga estação ferroviária não é a toa. Tem um propósito simbólico muito especial, visto que no passado a chamada 'pedra da estação' era a grande vitrine da cidade. Ou seja, era o local onde a população se reunia às vezes duas vezes por dia para assistir  o grande acontecimento social e cultural que era a passagem do trem, desde os anos em que os trilhos findavam em Aurora. 
Num tempo em que as comunicações dos sertões com o litoral eram precárias, o trem se constituiu como  o grande  elo de ligação destes rincões com o mundo. Portanto, a estação foi durante muito tempo um espaço nobre e disputado, por onde passavam personalidades, as novidades e as notícias da capital e do mundo. Um verdadeiro habitat onde se misturavam em tempos difíceis, ricos e pobre; primeiros exemplos práticos de igualdade e democracia" que se sabe, disse.
"Com este evento, queremos num certo grau, rememorar nossas memórias históricas mais afetivas. Mexer no baú das nossas melhores reminiscências e emoções latentes, instigando assim, a subjetividades para a necessária reflexão da nossa população por meio da arte e da história", concluiu.
.........................
Divulgação.
Festac - Festival municipal de Artes Cênicas de Aurora-CE.
Sexta-feira, dia 23 de maio
às 18:30 h
Na plataforma da antiga Estação Ferroviária no centro da cidade.
Realização:
Sec. de Cultura e Turismo (Secult-Aurora)
Prefeitura Municipal
Apoio: 
Centro Cultural Banco do Nordeste.

Nenhum comentário:

Google+ Followers