quarta-feira, 24 de abril de 2013

Turismo Ecológico: Olho d'água de Vinô é visitado... E pode se transformar em local de visitação turística

Da Redação
Dr. Tarciso Leite, José Cícero, Traciso Filho e Sebastião Maciel na nascente
Explanações acerca da importância da preservação da nascente
Momento da gravação do vídeo-depoimentos no local da nascente
Imagens da pequena nascente no Alto Araçá

Patrimônio Ecológico: 'Olho d'Água de Vinô que no passado deu de beber à população do Araçá necessita ser urgentemente ser preservado'


JC ao lado do Olhod'água(arquivo)
Com vistas à implantação de um projeto voltado para o desenvolvimento do turismo Rural e Ecológico no município, a secretaria de Cultura e Turismo local  através do  secretário José Cícero, do representante da associação dos filhos e amigos de Aurora(AFA)  Sebastião Maciel e do assessor de cultura João Silva, se fizeram acompanhar do Dr. Tarciso Leite e do seu filho Tarciso Júnior - atuais proprietários do terreno onde está localizado a famosa nascente  popularmente conhecida como "Olho d'água de Seu Vinô" pai dois atuais herdeiros. 
"A visita faz parte da proposta defendida desde 2008 através da  Revista Aurora no que tange à preservação e tombamento do referido patrimônio natural e ecológico, como forma de garanti-lo às novas gerações", explicou o secretário. 
Solicitamos a doação do espaço onde está localizado a nascente, bem como do entrono concernente a chmada mata ciliar que a proteje, disse. Pedido que, diga-se de passagem foi recebido de forma bastante positiva pelos dois proprietários. Na próxima vindas de ambos à Aurora estaremos provocando uma reunião com a presença do prefeito Adailton Macedo, onde deverá ser oficializado o protocolo de inteção.
A proposta será votada na câmara através de um PL oficializando o tombamento ecológico do manancial que rceberar algumas obras de infraestruturas. A ideia inicial da Seculte é transformar o local num espaço de visitação pública, especialmente para turistas e estudantes com foco no meio ambiente e na história natural. Com a construção de trilha e acompanhamento de guia de turismo. Um marco também será construído no local,  confirmou.
Por ocasião da visita, um vídeo foi gravado pela assesoria de Imprensa do município por meio de Luiz Neto e disponibilizado na internet contendo os depoimentos dos proprietários, do secretário de cultura e do representante da AFA, sobre a importância da proposta.
"Tanto o Dr. Tarciso quando o seu filho Júnior têm profundo amor a Aurora, assim como enorme dedicação as suas raízes, de  maneira que a sinalização para a concretização de tal ideia representa um grande gesto e exemplo de grandeza e visão  tanto de  preservação da natureza, quanto de amor à Aurora, ponderou.
............................................................. 

Secretário de Cultura do Barro, Sousa Neto,  faz visita à sede da  Secult-Aurora
Na sede da secretaria de cultura e turismo - Secult
Na sala de Exposição de fotografias antigas de Aurora
Na biblioteca pública Antonio Jaime de Alwncar Araripe na estação
Na estação ferroviária Local  onde ocorreu o crime como o cel. Izaías Arruda
Na última sexta-feira estiveram visitando a sede da secretaria de Cultura e Turismo de Aurora o radialista, pesquisador do cangaço e atual secretário de cultura do vizinho município do Barro - Sousa Neto, 
acompanhado do professor e ativista cultural cajazeirense Agnaldo Rolim. Além de uma visita de cortesia, ambos aproveitaram para conhecer de perto a exposição de arte e de fotografias antigas de Aurora, instalada na sede da Secult. Além de fazer contato com o escultor aurorense Painha, filho de Cizin d'Aurora.
Emposado em janeiro como secretário de cultura do Barro, desde então Sousa Neto vem se esforçando para implantar no seu município um trabalho realmente de fortalecimento, resgate, incentivo e preservação da arte e da cultural local. Para tanto, vem visitanto algumas alguns modelos e  experiências neste campo.
"Sousa Neto é um lutador incansável, profundamente identificado com a causa sociocultural da sua terra. Algo digno de aplauso e incentivo. O Barro tem muito a ganhar com o trabalho abnegado desse  secretário", opinou  José Cícero, acerca do articulador cultural barrense.
Na mesma oportunidade, os mesmos visitaram igualmente a bliblioteca pública e o antigo prédio da estação ferroviária, local onde foi baleado mortalmente em  4 de agosto de 1928 o famoso coronel Isaías Arruda - célebre coitero de Lampião em terras aurorenses.
...................................................
Fotos:  Alcione Pereira  e equipe da Secult Aurora.
LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
e no Faceboo

Nenhum comentário: