terça-feira, 26 de março de 2013

Volta a chuver em AURORA na madrugada desta terça-feira

 Por José Cícero



Chuvas voltam a animar as esperanças dos rurícolas aurorenses e do Cariri


Mais uma boa chuva de 29 mm banhou a cidade de AURORA, na regiao do Cariri durante a madrugada desta terça-feira,  dia 26. 
Precipitações que veem se repetindo deste o último dia 19  consagrado a São José - por sinal, uma data considerada decisiva pelos agricultores sertanejos. O que eles denominam de "experiência" para as previsões relativas à quadra invernosa. 
Em vistas das últimas chuvas recentemente registradas, Aurora já compôe o rol dos municípios, principalmente do Cariri Oriental, como um índice razoavel, considerando o que estava previsto pela Fuceme em relação a estiagem antes estabelecida. 
Na segunda-feira passada, dia 25,  cerca de 62 mm já havia sido registrados na cidade e pouco mais de 98 em algumas localidade da zona rural. Além de outras precipitações esparsas registradas  em dias anteriores. 
Ocorrências, que diga-se de passagem, ajudaram a elevar ainda mais o ânimo de todos os rurícolas  aurorenses, além de promover melhorias consideráveis na temperatura ambiente, cujos números vinham sendo quase insuportáveis recentemente. 
Diante do clima e da "boniteza do tempo", há fortes possibilidades de que as chuvas possam continuar não somente no município de  Aurora, mas por todo o Cariri cearense. 
Previsões certamemte que ajudam a elevar ainda mais os ânimos de todos os agricultores e pecuaristas locais. Vistos que pequenos açudes já começar a 'pegar água' e pescadores ribeirinhos iniciam suas pescarias às margens do rio do Cariri.
RIO SALGADO

E o rio Salgado,  principal atrativo natural do município e da região como um todo, começa não por acaso, a receber as águas das Últimas chuvas ocorridas  no Cariri. De forma que já se mostra 'grande e valente' pelas forças das enxurradas que descem desde as suas cabeceiras, notadamente da sua região de nascente e dos demais rios menores (tais como o rio Granjeiros no Crato, Salgadinho em Juazeiro e o Missão velha na cidade homônima), bem como riachos tributários espalhados por todos os municípios caririense, que juntos compõem a chamada "bacia do Salgado" e, igualmente integram a do Jaguaribe a partir da cidade de Icó. 
Cumpre destacar que o Salgado além de atravessar o Cariri, banha cerca de 42 km do solo aurorense.
----------------------------------
P/ a Redação do Blog de Aurora.
Fotos: José Cícero
.........................

LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com
WWW.cariridefato.com.br
e no Facebook

Nenhum comentário: