sábado, 17 de novembro de 2012

Educação: Brasil é o 54º no exame do PISA-09




Dos sessenta e cinco países  avaliados pelo conceituado programa internacional de avaliação dos estudantes ( PISA-09), o Brasil mais uma vez decepcionou,   amargando a 54ª colocação no Ranking. O programa avalia aptidões ou competências comparáveis internacionalmente entre  estudantes de 15  a 16 anos de idade, fase em que, na maioria dos países, os jovens terminaram ou estão terminando a escolaridade mínima obrigatória.
As avaliações do PISA abrangem os domínios de Leitura, Matemática e Ciências, numa apreciação ampla dos conhecimentos, habilidades e competências inseridos em diversos contextos sociais, sendo aplicada a cada três anos. Daqui a pouco saberemos os resultados de 2012,  cujo processo avaliatório ocorreu no final de maio deste ano.
A meta brasileira para a  avaliação do Pisa neste anos de 2012, é chegar a uma média de 417 pontos.

Entre os piores

Mesmo ficando entre os três países que mais evoluíram na educação básica, o Brasil ainda está longe de ser uma potência na educação.

Entre os 65 países avaliados pelo Pisa em 2009 o Brasil, com uma média de 401 pontos, ficou na 53ª posição, abaixo de países como Romênia, México, Chile e Uruguai. O país também ficou bem abaixo da média da OCDE, de 469 pontos.


Os cinco países melhores colocados no Pisa 2009 foram China, com 577 pontos, Hong Kong, com 546, Finlândia e Cingapura, com 543, e Coréia do Sul, com 541. No Brasil, a avaliação feita por unidades da Federação mostrou o Distrito Federal com a melhor média, seguido por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás, todos com média superior à nacional.
.
Como funciona o Pisa
O Pisa é uma avaliação amostral internacional realizada a cada três anos - a primeira aconteceu em 2000 - pela OCDE, cujo objetivo é fornecer aos países participantes indicadores que possam ser utilizados para subsidiar políticas de melhoria para a educação.

A avaliação é feita com estudantes de 15 anos, matriculados a partir da 7ª série (8º ano) do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Em 2009, a avaliação foi feita com estudantes nascidos em 1993.


Em 2009, o Pisa avaliou 470 mil estudantes de 65 países diferentes, sendo 20 mil brasileiros. Os estudantes realizaram provas de leitura, ciências e matemática. A maior ênfase da última avaliação foi na área de leitura. A cada edição é dado destaque a uma área distinta até que um novo ciclo do programa se complete. No Brasil as provas foram aplicadas entre 25 e 29 de maio de 2009.
 Fonte:http://guiadoestudante.abril.com.br
......................................................


Da Redação(jc) do Blog de Aurora e do site Cariri de Fato
Fotos: da Internet

LEIA MAIS EM:
www.seculteaurora.blogspot.com

Nenhum comentário: