quinta-feira, 14 de junho de 2012

IPHAN atribui valor histórico, artístico e cultural às estações de Aurora(sede) e Ingazeiras

Da Redação BdaA/www.cariridefato.com.br
Secretário José Cícero, o Dep. Federal Chico Lopes(PCdoB) e a Superitendente do IPHAN-CE Drª. Juçara Peixoto Silva




Imagens dos bens pertencentes ao patrimônio histórico e arquitetônico de Aurora


Em atendimento à solicitação feita pelo município de AURORA, o Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional se manifesta favorável à reivindicação cultural.

A Superintendência do IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional) no Ceará acaba de dá uma boa notícia para às pretensões da gestão municipal que através da sua secretaria da Cultura(Seculte) vem lutando pela implantação de uma política de preservação, conservação e tombamento do patrimônio histórico-arquitetônico aurorense. Dando para tanto, um uso sustentável e cultural aos referido bens históricos em questão.

Em resposta a solicitação encaminhada pela gestão municipal, o IPHAN através da coordenação técnica do patrimônio ferroviário(CTPF) julgou favorável à manifestação de atribuir 'valor histórico, artístico e cultural' aos antigos prédios das estações ferroviárias da cidade e do distrito de Ingazeiras, da casa do agente e do caixa d’água metálica localizada no seu entorno.

O que na opinião do secretário José Cícero, constitui um passo importante e decisivo com vistas a liberação final para o município, a fim de que se possa utilizá-los como espaços específicos destinados a implantação dos instrumentos culturais, artísticos, além de espaços abertos ao desenvolvimento de atividades sócio educacionais e de lazer voltados para à população, disse.

“Para quem, como o próprio prefeito Adailton Macedo tem verdadeiro apego ao resgate e a preservação das riquezas da nossa história, assim como todo o conjunto de valores memorialistas de Aurora, só temos que julgar o parecer favorável do IPHAN a nossa causa, como uma vitória da memória contra o esquecimento”, resumiu o secretário.

Cumpre ressaltar igualmente, que o prefeito Adailton Macedo, logo que assumiu a prefeitura adquiriu, no sentido de revitalizar e preservar; o casarão do agente da Reffesa onde agora funciona a sede da Seculte-Aurora, o casarão do coronel Xavier - o fundador de Aurora (ao lado da matriz), além de recuperar o antigo prédio da estação ferroviária para abrigar a biblioteca pública Antonio Jaime de Alebcar Araripe. O que fora feito também na do distrito de Ingazeiras.

A REIVINDICAÇÃO: Ainda no dia 16 de março o secretário de cultural José Cícero, acompanhado do deputado Federal Chico Lopes(PCdoB) esteve participando de audiência em Fortaleza com a então superintendente regional do órgão, Drª Juçara Peixoto(foto), ocasião em que foi formalizou oficialmente o pedido com vistas a cessão dos imóveis para a devida utilização pela municipalidade.
Agora o município terá que enviar o mais breve possível o projeto arquitetônico de possíveis restauros e adaptações, incluindo os indicativos da referida utilização cultural em ambos os imóveis.

...........................................................
Da Redação do Blog de Aurora e do site Cariri de Fato.
Fotos: JC/Arquivo Blog da Aurora

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.afaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.cariridefato.com.br

Nenhum comentário: