quinta-feira, 21 de junho de 2012

Aurora lança a 1ª edição do Projeto: Viola, Repente e Cordel na Escola

Do Site Aurora




Aconteceu na tarde da última quarta-feira, 20 de junho, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional – Leopoldina Gonçalves Quezado, no Bairro Araçá, o lançamento da primeira edição do projeto: “Viola, Repente e Cordel na Escola”, que teve como tema: Agricultura Familiar.

O audacioso projeto tem como objetivo principal inserir a literatura de cordel em sala de aula como disciplina, visando a descoberta de novos poetas repentistas no município. Esse exitoso projeto tem como abrangência todas as escolas da rede pública estadual e municipal de ensino do município de Aurora.Compuseram a mesa de honra do evento as seguintes autoridades: Poeta Cícero Cosme (coordenador do certame), Isnard Gonçalves (Diretor da EEEP Leopoldina Gonçalves Quezado), Secretários Municipais José Cícero (Cultura), José Dácio (Agricultura), Socorro Macedo (Trabalho e Desenvolvimento Social), Helenita Souza (Representando a secretária de Educação – Fátima Oliveira), Vereadores Aderlânio Macedo e Maria Iracilda, e Juraci Saraiva (apologista).
A abertura do acontecimento contou com as palavras das autoridades presentes, seguida da apresentação da dupla dos repentistas Nelinho do Repente (Aurora) e Joás Rodrigues (Iguatu). Cantando a temática do projeto, ou seja, Agricultura Familiar. Em seguida houve um intervalo para o lanche, sendo que no reinicio dos trabalhos teve palestra com o secretário de cultura José Cicero, que enfocando o tema acima mencionado debateu a respeito dos grandes latifundiários, que sempre menosprezaram os agricultores familiares. Falou também acerca, tanto do êxodo rural, bem como do programa Bolsa Família do governo federal, uma vez que, a intenção do governo era justamente garantir o homem do campo em seu local de trabalho, mas que infelizmente o efeito do referido programa social tem ocasionado o êxodo rural, quer dizer, muitas das famílias beneficiadas estão aplicando o dinheiro que deveria ser utilizado no seu sustento, para outras utilidades que não condizem com a verdadeira objetividade do Bolsa Familia.
Logo após a palestra, o poeta Cícero Cosme realizou uma mini oficina de cordel, para o grande número de alunos que praticamente lotaram as dependências do auditório da escola, inclusive foi distribuído cordéis à todos os presentes. Por fim, houve ainda a belíssima participação do poeta/repentista mais jovem do Brasil, o aurorense Alex Luna, 10 anos de idade, que por sinal encantou a todos os presentes no certame, sendo inclusive muito aplaudido por todos.
Vale salientar, que o projeto: “Viola, Repente e Cordel na Escola”, tem o apôio do prefeito municipal Adailton Macedo, secretarias municipais de Cultura, Agricultura e Educação, além de várias outras lideranças apologistas incentivadoras ao resgate da nossa cultura poVárias outras autoridades também se fizeram presentes no ensejo, como por exemplo, o representante da AFA (Associação dos Filhos e Amigos de Aurora), Sebastião Maciel(Bastim), professores, coordenadores e diretores de escolas, dentre outros.
.................................................................................
Fonte: Site Oficial de Aurora www.aurora.ce.gov.br
Redação e Fotos(centrais) por: Luiz Neto (Netão)
Fotos iniciais: Lamarck Dias

_________________________________
LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.afaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.cariridefato.com.br


Nenhum comentário: