sábado, 3 de dezembro de 2011

AURORA: Seculte realiza mais uma edição do Projeto “Sexta de Repente”

Repentistas: Joás Rodrigues(Iguatu-CE) e Daniel Olímpio(Gravatá-PE) no evento da Seculte-Aurora

Platéia prestigiando o Programa "Sexta de Repente" no pádio da Seculte/Aurora

Repentistas C.Cosme, Joás e Daniel e apologistas com o sec. de cultura JC e o vereador Aderlânio Macedo















Imagens do evento no pátio da Secetaria de Cultura de Aurora(Espaço cultural Poeta Serra Azul).

Na noite de ontem (dia 2) a secretaria de Cultura de AURORA realizou com pleno êxito mais uma edição do projeto ‘SEXTA DE REPENTE’ que toda última sexta-feira de cada mês acontece no pátio da Seculte – no espaço cultura poeta Fco. Leite Serra Azul. A secretaria pretende com mais esta ação cultural, apoiar, incentivar e principalmente, difundir junto à população aurorense os valores da terra na arte da poesia popular. E dessa maneira, despertar o gosto das pessoas para o repente poético, visto que o município é detentor de um verdadeiro celeiro de violeiro do Cariri.

O evento desta última sexta contou com as participações dos cantadores: Cícero Cosme(Aurora), Joás Rodrigues(Iguatu) e Daniel Olímpio(Gravatá-PE). Além das presenças de estudantes e professores dos colégios Monsenhor Vicente Bezerra e Romão Sabiá. Assim como das suas respectivas diretoras(Ailma e Edivânia), das professoras Ana Calixto, Elionete, Tereza Frazão, bem como de vários apologistas da cantoria, a exemplo do vereador Aderlânio Macedo, Elias Tavares, José Quitaiús, Chico Raquel, Cícero do foto e outros conhecidos admiradores da viola. Igualmente dos secretários municipais: José Dácio(agricultura), Osasco Gonçalves(administração), José Joaquim(finanças) e José Cícero(Cultura).

Quem também esteve até o final da cantoria foi o Dr. Tarcísio Leite(ilustre filho da terra) atual presidente da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) com sede na capital. Também o Sr. Vicente Freire Neto e sua esposa Edna Dantas(ele, aurorense, ambos residentes no estado do Acre). O professor Tarcísio, por sua vez, aproveitou para combinar com o secretário de cultura JC uma apresentação de violeiros aurorenses durante a solenidade de posse da nova diretoria da AFA em Fortaleza. Por enquanto, já está confirmada a participação da dupla Cícero Cosme e Vicente Bié.

O projeto 'Sexta de Repente' vem contando, inclusive com o incondicional apoio do prefeito Adailton Macedo, que conforme o secretário da pasta, tem sido fundamental para o sucesso de todo o trabalho cultural que ora vem sendo desenvolvido no município. “Queremos todo mês trazer um artista de fora para fazer dupla com os poetas da terra”, disse o secretário. “De modo que, num primeiro momento haveremos de abrir espaços em cada edição para uma ou duas duplas de poetas locais e, no mínimo uma outra de fora. De forma a prestigiarmos os nossos valores e a própria arte da viola de um modo geral” explicou.

A Seculte pretende ainda com a proposta, reunir admiradores, apologistas, estudantes, lideres políticos e a população em geral em torno deste evento mensal, no sentido de que todos possam aprender a admirar e defender ainda mais tão bonita e importante arte de Aurora. “Só conseguimos gostar e defender aquilo que conhecemos; eis a razão maior desta iniciativa que abraçamos”, resumiu o secretário.

Durante o evento foram expostos para venda a preços módicos, vários trabalhos em CD’s e DVD’s de autoria dos poetas presentes, com também diversos outros renomados violeiros já consagrados nacionalmente. O acontecimento desta sexta, foi sem dúvida, uma noite da mais pura poesia sertaneja. Um momento artístico e cultura pelo qual todos os aurorenses deveriam conhecer mais de perto, disse.

...............................

Da Redação do Blog de Aurora.

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

Um comentário:

vanilda disse...

Bonito de se ver! Percebe-se em cada rosto,o grau de satisfação em está ali presente.Logicamente,tudo isto acontece quando os grandes profissionais,creditam ao seu povo seus verdadeiros valores.Não sabia deste projeto-"Sexta de repente" Que legal!
Reavivo minhas emoções, cada vez que visito este Blog.
Deixo meu abraço para estes cantores e todos que fazem este trabalho brilhante.
Vanilda SP.(aurorense)