segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SOU DO CARIRI... Por José Cícero


Sou do Cariri...

Nasci no Cariri,
quase no sopé da grande serra.
Na bagaceira dos engenhos de cana eu cresci.
Brinquei de toca, Carrinho de lata, de rasteira e cobra-cega.
Em todas as árvores daquele mundo alucinado eu subi.
Moleque pobre e matuto...
Eu fui feliz.
Andei de cavalo, de carro-de-boi, misto da feira,
fui cambiteiro e no canavial eu dormi.
Andei por entre as matas, tal qual um colibri.
Lembro inda hoje com saudade.
Da minha meninice jamais me esqueci.
Estudei tabuada em cartilha
Sofri com a palmatória
mas não desisti.
Sou filho natural do Cariri.
Solo sagrado e fértil em que nasci.
Sou do Cariri brejeiro.
Cearense e nordestino cabeça-chata
ainda falo oxente!...
Bicho da caatinga.
Com a natureza, muito aprendi.

Tantas coisas que não
existem aqui.
Cresci no Cariri,

tomando banho de rio
.
Pescando de landuá e anzol.
Com medo de assombração eu corri.
Banhei burros, pastorei gado,
catei milhões de caçuás de pequi.
Dancei samba no pé da serra.
Corri léguas tiranas
como medos dos penitentes que vi.

Chupei manga do brejo
e cajuí.
Comi jatobá, mel de jandaíra,

mari cozido, piaba seca, bolo de milho,

chapéu de couro e oit
i.
..................

José Cícero
Sec. de Cultura
Aurora-CE.
jccariry@gmail.com

Fotos: 1 bagaceira - do Jornal Chapada do Araripe 2- Cachoeira de M. Velha/Rio Salgado.da Internet.

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.cariricangaco.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

Nenhum comentário: