sexta-feira, 8 de julho de 2011

Legendas vivas da memória do Cariri*

Por Manoel Severo - Do Blog Cariri Cangaço

Bosco André ao lado de Napoleão Tavares Neves

Sempre afirmei que o Cariri Cangaço é o resultado de uma grande construção coletiva. Sem dúvidas, é necessário a figura de um timoneiro, um animador, um articulador para ordenar as idéias e as ações; entretanto o conteúdo principal, que são o conjunto de abordagens, as possibilidades de aprofundamento, a adesão e a qualidade dos colaboradores, dentre tantos outros aspectos, são resultado do esforço de muitos.

Hoje presto uma homenagem a quatro destes grandes homens que ao nosso lado estão reescrevendo a história de nosso Cariri. Homens determinados, zelosos e acima de tudo apaixonados por essa terra maravilhosa, tão cheia de tradição, cultura e história.

Bosco André ao lado de Sousa Neto

Napoleão Tavares Neves, uma verdadeira legenda, o mais festejado memorialista de nosso Cariri. Homem simples, humilde e de uma bondade sem igual. Médico humanitário e um pai de família exemplar. Napoleão Tavares Neves é uma das mais privilegiadas inteligencias de nossa região, escritor talentoso e um espetacular contador de histórias, com H maiúsculo, ao amigo Napoleão a nossa gratidão.

João Bosco André é uma dessas personalidades que nos encanta "logo de saída"; de jeitão manso e matreiro, vai falando, falando e contando tudo sobre tudo de nosso Cariri, nada lhe foge a memória, um memorialista ímpar, conhecedor profundo da história de nossa região, principalmente de suas origens e toda a capilaridade que lhe é peculiar. Ao padre Bosco, a nossa homenagem.

Bosco André ao lado de José Cícero(na estação de Aurora)

O grande secretário José Cícero é daqueles que não mede esforços para chegar a seus objetivos; sua dedicação às pesquisas de nosso chão quente do sertão, chegam a espantar, diante da qualidade e da minúcia; a história de nosso Cariri passa também pelas linhas de José Cícero, a você amigo, o nosso abraço.

Sousa Neto, de fala macia e serena, escondem a determinação dos abnegados pela busca das verdades históricas. A partir de Barro, a entrada de nosso Cariri, Sousa Neto nos traz uma das maiores sagas da região, é esperar para conferir.

Aos amigos Napoleão, Bosco André, Zé Cícero e Sousa Neto; o nosso abraço fraterno e de gratidão. E que venha o Cariri Cangaço 2011, quando setembro chegar.
________________
Manoel Severo
do Blog do Cariri Cangaço
Fonte: CC
............................
Serviços:
Em Setembro acontece em Aurora
o II Seminário Cariri Cangaço edição 2011.
Mais uma vez abordando a temática do Cançaço Lampiônico
em suas investidas pelo território aurorense.
Informações na Seculte-Aurora
e-mail. Seculte@hotmail.com
@seculteaurora
www.seculteaurora.blogspot.com
9974.0807


Nenhum comentário: