domingo, 17 de julho de 2011

Encontro dos filhos e Amigos de Aurora - Uma Festa de gerações...

Filhos e Amigos de Aurora Festejam encontro em grande estilo

Com o pátio da SECULTE (Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto) recebendo um considerável número de pessoas, aconteceu nesta manhã de sexta-feira (15), a solenidade oficial de abertura do 2º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora.
A grande festa sociocultural começou com apresentação da Banda de Música Senhor Menino Deus, seguida da palavra do presidente da AFA – Professor Tarcisio Leite, que em suas palavras agradeceu o apôio do prefeito Adailton Macedo, pois do contrário não haveria nenhuma possibilidade de se concretizar essa grandiosa festa para os filhos e amigos de Aurora. Em sua fala, o prefeito Adailton Macedo ressaltou acerca da importância da realização do evento aqui na terra do menino Deus, até mesmo porque se fosse para participar da referida festa na capital Fortaleza, a situação ficaria inviável, haja vista que os nossos irmãos mais humildes não teriam a oportunidade de prestigiar esse monumental encontro de gerações. Na seqüência houve a abertura da feira de artesanato da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), como também a amostra de produtos da agricultura familiar, expostos pela Secretaria de Agricultura do Município.
A partir do ato solene de abertura deste importante momento sociocultural, o brilhantismo da festa se espalhou de uma forma tão espetacular, que atraiu até mesmo a atenção daquelas pessoas menos esclarecidas acerca da cultura do município em que reside, até mesmo porque a atrativa programação preparada para a ocasião não permitia que as pessoas participantes da festa não perdessem um só lance das inúmeras atrações, minuciosamente organizada para atender todos os gostos e estilos.
Durante todo o dia na pedra da estação ferroviária aconteceu exposição fotográfica, oportunidade em que as pessoas puderam reviver através de retratos e lembranças um pouco da história de Aurora. A exitosa programação prosseguiu até a tardinha com várias apresentações culturais, a exemplo de: talentos da terra com música ao vivo; Forró Pé de Serra – Trio Forró Pesado (no pátio da Seculte); Apresentação dos Repentistas Cícero Cosme, Vicente Bié e o violeiro mirim – Alex Luna; Carpegiano dos Teclados; Ricardo dos Teclados; Sebastian dos teclados; Show de Palhaço; Exposição de pinturas e esculturas de Artistas Aurorense; Mobilização Social contra a Hipertensão e Diabetes; entre outras ações e atrações.
Dando continuidade a festa, as 17:00h, aconteceu o 2º Encontro de Motociclistas – saindo da Escola Técnica Profissional do Araçá até o largo da Rua Boa Vista, em frente o Banco do Brasil, no coração da cidade, onde em seguida ocorreu sorteio de prêmios para os motoqueiros participantes do encontro.
A programação desta sexta-feira (15) não parou por aí não. Pois as 19:00h, no pátio da Seculte aconteceu a estréia do Projeto Cine-Sertão, 1ª exibição (lançamento) do Filme-documentário: “O último apito”, sobre a história da estrada de ferro e as estações ferroviárias do Ceará, incluindo a participação de Aurora. E o curta, "Vicente Finim" uma produção genuinamente local.
Cumpre destacar que, antes da exibição da Seculte acima mencionada, o secretário de Cultura – José Cícero recebeu a visita de uma representante do ministério do Turismo – a Srª Marisa, que inclusive confidenciou ao secretário que o município de Aurora tinha sido uma das várias cidades do país que foram sorteadas pelo governo federal, com o intuito de ser fiscalizada pelo supracitado órgão federal, visando acompanhar de perto o desenrolar da festa, culminando desta forma na agilização de liberação de recursos para custeio do evento, sendo que nesta oportunidade a representante federal pôde comprovar toda transparência de como realmente a festa dos Filhos e Amigos de Aurora transcorre no município.
Às 20:000h, teve a exibição de lançamento do Curta produzido por Atores aurorenses (Cia de teatro da Seculte) – “A macabra lenda de Vicente Finim”, - O Filme.
E para finalizar o primeiro dia da programação, teve mega festa popular no largo da Rua Boa Vista - o I Festival de Arte e Cultura de Aurora, no palco m ontado no coração da cidade, em frente o Banco do Brasil com as seguintes atrações municias: Forró Garotos Bacanas, Forró Xoteado, Cara de Pau, Caninana do Forró e atração especial da noite: Forró Sacode.

Do: Site Oficial de Auro

Fotos Luiz Neto/Chico Rachel
LEIA MAIS EM:
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Nenhum comentário: