domingo, 19 de dezembro de 2010

Mais um filho de AURORA faz doação de livros à Biblioteca Pública Municipal









Neste último sábado (18) mais um filho de Aurora contribuiu com uma boa doação de obras literárias e paradidática a biblioteca pública municipal de Aurora. A doação faz parte da campanha “Livros à mão cheia” lançada pela Seculte durante o 1º encontro nacional dos filhos e amigos de Aurora ocorrida em julho.
Desta feita, o aurorense Vicente Freire Neto há mais de quatro décadas radicado no estado do Acre retorna a passeio a sua terra natal trazendo na bagagem, além do desejo de matar saudade e rever amigos um considerável lote de bons livros.
Como não pôde fazer a doação durante a grande festa da AFA Vicente Freire, ao lado da sua esposa Edna Dantas veio à Aurora com este desejo de ajudar de alguma maneira o seu município.
O ato de doação aconteceu na tarde de sábado, na sede da biblioteca Antonio Jaime de Alencar Araripe localizada no antigo prédio da Estação Ferroviária no centro da cidade.
Estiveram presentes o prefeito Adailton Macedo, o presidente da AFA-CE professor Tarciso Leite, o secretário de Cultura José Cícero, bem como a diretora de comunicação da AFA Regina Célia, as professoras Elenita Sousa, Cláudia Maria, a coordenadora da biblioteca Rita de Cássia, e os funcionários da Seculte Erivan de Lavor, Cícera Virgínia dentre outras pessoas presentes ao acontecimento.
O prefeito Adailton após agradecer a doação aproveitou para fazer um pequeno relato acerca do péssimo estado em que se encontrava o acervo da biblioteca, como também de conservação dos equipamento quando recebu o município. Assim fez uma explanação resumida sobre suas últimas realizações e do aporte de novas obras que já conseguiu para ampliar a oferta de leitura e pesquisa à comunidade num total de 1.177 obras, somada as que foram arrecadadas com o decisivo apóio da AFA junto aos filhos, amigos e simpatizantes da terra do Menino Deus.
Após o ato de entrega, o Sr. Vicente Freire e sua esposa foram convidados pelo secretário de Cultura a escrever seus nomes no painel dos doadores exposto na parede interna da biblioteca.
Por fim, todos se dirigiram para conhecer de perto as dependências da secretaria de Cultura, Turismo e Desporto que funciona no antigo casarão da Reffesa, especialmente tombado e revitalizado pela gestão municipal para esta finalidade, igualmente com a própria estação ferroviária.
"Esta doação, parafraseando o grande pensador Sêneca, é muito mais que um presente. É um elogio que se faz a gestão do prefeito Adailton. Visto que o livro é um verdadeiro investimento no futuro de qualquer geração. Diria que a maior invenção de toda a história da civilização humana" disse o secretário da Seculte.
Em Tempo:
Vicente Freire Neto é aurorense da boa cepa nascido no sítio Cachoeira dos Cantins/ Várzea de Pedra. Neto de Raimundo Mucuim. Casado com a Acreana Edna Dantas saiu de Aurora nos idos de 1967, inicialmente para Brasília e de lá Para o Acre onde reside até hoje na capital Rio Branco onde é funcionário do INCRA.
Da Redação do Blog da Aurora e da Seculte
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com




Nenhum comentário: