segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Curso de Artesanato: Seculte-Aurora conclui 1ª etapa do projeto - “Louceiras do barro cru”










Imagens do Curso para 'Louceiras' em Aurora
A Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto – Seculte, do município de Aurora concluiu neste último sábado(4) a 1ª etapa do projeto “Louceiras do Barro Cru” por meio do Curso de Artesanato em argila, numa importante parceria com o Centro de Artesanato do Ceará(Ceart). O referido curso aconteceu na sede da secretaria no centro da cidade.
A iniciativa tinha por mira servir de resgate e incentivo à todas as pessoas que no passado faziam do barro seu verdadeiro meio de vida, produzindo a partir da argila local as mais diversas peças de uso doméstico e de decoração. Os produtos produzidos a partir do barro foi durante muito tempo uma importante fonte da economia local.
O curso foi capitaneado pela designer residente no Crato a Sra. Lúcia Novais e pela artesã-mestra convidada pelo Cearte, a jovem Aélida de Souza da cidade do Barro.
No decorrer das atividades várias peças foram produzidas (ver fotos) pelas artesãs aurorenses, algumas experientes no ofício da transformação da argila e outras aprendizes que desejavam adquirir o domínio de tão refinada técnica artesanal
Das “louceiras” experientes há que se destacar a Dona Mazé e Dona Rosa, ambas residentes no bairro Araçá que juntam detêm mais de meio século de trabalho dedicado a arte de produzir um sem-número de artigos de barro, tais como: potes, panelas, Jarras, quartinhas, pratos dentre outras peças com a mais pura argila da ribeira do rio Salgado de Aurora. Desta feita, mesmo as mais experientes foram desafiadas a produzir algumas peças inovadora, desenhadas pela designer e feitas réplicas pela artesã barrense, tais como: Travessas, pratos baixos, bandejas e outra peças mais modernas algumas com finalidade decorativas. As artesãs aurorenses não fizeram feio.
As melhores peças produzidas foram destinadas como amostras para o Ceart na capital cearense e as demais serão objetos de uma exposição de arte franqueada ao público que está sendo organizada para breve pela secretaria de Cultura local, segundo afirmou o secretário da pasta. “Iremos provocar um discussão bastante educativa acerca da importância e do papel que as nossas “louceiras” tiveram no passado, assim como do grande potencial artísticos que detêm quanto ao domínio de uma bela arte e uma técnica quase medieval que se não cuidamos enquanto há tempo, poderemos perde-la para sempre. Por isso é fundamental que regatemos o quanto antes, como forma de garantirmos este conhecimento às novas gerações do presente e do futuro”, sustentou o secretário da Seculte José Cícero.
Há um verdadeiro esforço concentrado da nossa parte, com o decisivo apoio do prefeito Adailton Macedo quanto a este projeto, assim como a outras questões que envolvem a cultural de um modo geral, agora é preciso que a sociedade e as pessoas também se sintam tocadas por ações como estas e, participem desta nossa empreitada, do contrário estaremos ‘malhando em ferro frio’. Tudo o mais que nos anima é a certeza de estamos fazendo a nossa parte”... finalizou.
Da Redação do Blog da Aurora e da Seculte
Fotos: JC
LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário: