terça-feira, 21 de setembro de 2010

Representantes do CEART visitam sede da secretaria de Cultura de Aurora





A Secretaria de Cultura de Aurora recebeu na manhã desta terça-feira(21) em sua sede a Drª Lúcia Sá, gerente do CEART(Centro de Artesanato do Ceará). A mesma se fez acompanhar do representante da regional Cariri o Sr. Maycon Alves. Ambos estiveram em visita a sede da Seculte-Aurora quando conheceram de perto parte importante das potencialidades artesanais de Aurora e do fazer artístico-cultural no tocante a produção de escultura.
A idéia é de uma parceria com o município no sentido da realização de uma capacitação dos artesãos e artistas de Aurora. Uma iniciativa da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), que busca ampliar as oportunidades de divulgação e comercialização da produção artesanal de diferentes tipologias no Estado. A 1ª capacitação deverá beneficiar os que trabalham com argila(antigas louceiras) e escultura em madeira.
Na próxima semana a coordenação da CEART retornará a cidade quando participa de um grande encontro com todos os artesãos e escultores de Aurora, conforme enfatizou o secretário de cultura do município José Cícero.
Além da capacitação, a CEART abrirá as inscrições para o fornecimento de carteirinhas junto aos artesãos locais com idade acima de 18 anos.
“Iremos capacitar todos os nossos artesãos não apenas no que tange ao melhoramento do seu ofício, mas inclusive em toda á questão da logística relacionada ao mercado, com a perspectiva de que todos possam auferir uma melhor renda com o seu trabalho diário”, disse o secretário.
Já a Drª Lúcia Sá, por sua vez, explicou que com a oferta das carteirinhas, a depender da potencialidade de cada um, há uma possibilidade de que os artesãos consigam passar a serem fornecedores da rede de revenda da Ceart. Isso redundaria na geração de uma signiciativa renda para ambos os artistas da comunidade.
Os coordenadores da CEART acompanhados do secretário de cultura, ainda visitaram o ateliê do artesão Dil André instalado no térreo da própria Seculte, ocasião em que também conheceram todo o trabalho do artista e algumas das suas peças, ou seja, a fabricação manual de miniaturas de carros antigos.
Conheceram ainda a coleção de esculturas de artistas locais que compõem a exposição permanente instalada no rol de entrada da secretaria de cultura.
Da Seculte-Aurora os representantes da CEART seguiram para a secretaria de Ação Social onde foram recebidas pela assessora Solange Oliveira quando conheceram um pouco dos projetos desenvolvidos pela pasta na área do artesanato em tecido.
Da Redação do Blog da Seculte e d’Aurora.
LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário: