quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Contagem regressiva para o seminário Cariri Cangaço em Aurora








Tudo pronto para o Seminário Cariri Cangaço – seção de Aurora que acontece na manhã do próximo sábado, dia 21 a partir das 9 horas no auditório do salão Paroquial ao lado da matriz no centro a cidade.
O tema será ‘os 83 anos da passagem de Lampião por Aurora’, cuja apresentação vai ser feita pelo secretário da cultura do município o professor José Cícero. Uma seleta mesa de debatedores será composta através dos seguintes pesquisadores: Manoel Severo(Fortaleza) curador geral do evento na região; Bosco André(Missão Velha); Honorório de Medeiros(Natal-RN) autor do Livro sobre o cangaceiro Massilon Leite a ser lançado no evento; além de Kydelmir Dantas(Mossoró-RN) pesquisador da SBEC, poeta e escritor. Como também do professor da UFCG Francisco Pereira Lima que atuará como moderador.
A coordenação do evento a cargo da Seculte espera reunir em torno da temática, além de formadores de opinião da região, professores, historiadores, estudantes e outros interessados na saga lampiônica sobretudo no que se refere a célebre tentativa de invasão à Mossosór-RN no ano de 1927 com foco em Aurora. Toda a comunidade aurorense está sendo especialmente convidada.
Em torno do local onde acontece o seminário, será montada a chamada Latada cultural , um espaço destinado a exposição de artes, escultura e venda de produtos artesanais e de livros que abordam o cangaço e a história Lampião.
Ainda em Aurora, conforme explica o secretário, acontece o lançamento do Cordel “vida e Morte de Lampião rei do cangaço” de autoria do jovem poeta-violeiro Cícero Cosme editado pela Seculte.
O evento prossegue às 14 h no distrito do Tipi logo após o almoço que a Prefeitura oferece para os visitantes no CSU. A apresentação do Tipi será feita pelo Dr. Vicente Landim de Macedo sob o tema “Marica Macedo.
Pesquisadores de várias partes do Nordeste e do Brasil como um todo estarão em Aurora,a exemplo do paulista, o eminente escritor e estudioso da historiografia do cangaço Antonio Amaury.
Além da população que está sendo convidada, autoridades locais tais como o prefeito Adailton Macedo, o vice Antonio Landim, vereadores também deverão comparecer a esta iniciativa histórica que visa clarear o debate, promovendo o resgate de um dos fenômenos sociais mais significativos dos sertões nordestino, que inclusive teve a participação de Aurora.
Lançamento oficial do Cariri Cangaço 2010 na cidade de Crato:
O secretário de Cultura de Aurora juntamente com uma equipe da Seculte participou na noite do último dia 17(terça-feira) no auditório da Urca em Crato do lançamento oficial da segunda edição do Cariri cangaço 2010. Quando oportunamente conheceu boa parte dos pesquisadores e estudiosos da temática do cangaço das mais diferentes regiões do país e, que este ano participam do evento, tais como: Antonio Amaury Correio de Araújo de São Paulo que na ocasião proferiu a palestra de abertura enfocando José Rufino.
“ Nossa expectativa é das mais entusiasmada com relação a cota de participação no Cariri Cangaço, visto que serão cinco municípios da região que este ano realizam também seus seminários temático: Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha e Aurora”, disse o secretário. “Portanto, nossa responsabilidade, eu diria, que será enorme”, concluiu.
O Cariri Cangaço deste ano tem como tema “Coronéis, Beatos e Cangaceiros” e conta com o apoio das prefeituras dos municípios envolvidos, URCA e demais parceiros.
Da Redação do Blog da Aurora e da Seculte(Portal da Cultura).
Informações Outras:
http://www.cariricangaco.com/
http://www.aurora.ce.gov.br/
http://www.seculteaurora.blogspot.com/

Nenhum comentário: