terça-feira, 20 de julho de 2010

AURORA realiza com sucesso o encontro dos seus filhos e amigos















Uma festa como jamais Aurora pode experimentar em seus 127 anos de história. Um acontecimento inédito marcado pela elegância, alegria, entusiasmo e emoção. Um fato dos mais inesquecíveis, que certamente ficará para sempre na lembrança, assim como nos corações de todos os verdadeiros filhos e amigos da terra de Aldemir, Hermenegildo, Amarílio, Serra Azul e Padre França.
Pelos menos esta está sendo algumas das impressões deixadas após a realização do 1º encontro nacional dos filhos e amigos de Aurora. Uma realização da AFA-Ce, em parceria com a Prefeitura municipal e Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte), além de outros colaboradores filhos da terra.
Uma festa do povo... uma espécie de reencontro de todos com sua história. Um momento para se divertir, rever amigos, familiares e matar saudade da ribeira salgadiana. Foi por assim dizer um ato do mais forte congraçamento de velhos amigos a reaver seus antigos laços de amizades e reminiscências imorredouras guardadas como preciosidades no âmbar das lembranças dos tempos idos em que todos foram felizes sob o sol de uma Aurora bucólica, romântica belamente aprazível, inocente e provinciana. Um raro instante de contentamento para quem a eternidade começa a parecer possível como se fosse um passo de mágica.
Um momento de rara beleza com que todos num esforço imenso tentam afogar as possíveis angústias e outras atribulações do mundo moderno assoberbado diante dos ares das capitais. Um momento ímpar...para resumir todas as definições possíveis.
Tudo junto ao um só tempo, provocando nos seus filhos de outrora uma indizível sensação de felicidade verdadeira – quem sabe, a única felicidade que existe que a todos torna grandes, humanos e solidários. Reacendendo o antigo sentimento de apego e de amor ao chão ancestral das suas raízes e recordações de antigos anos.
Programação variada:
Com uma programação das mais ecléticas e diversificadas durante dois dias(16 e 17) o 1º encontro dos filhos e amigos de Aurora agradou a gregos e troianos. Com destaque para o passeio de motociclistas, visitação turística, exposição de artes( fotografia antigas, esculturas e pintura) na antiga estação ferroviária, a feira de artesanato, banda cabaçal, artistas da terra, inaugurações de obras pela gestão municipal, solenidade de entrega de títulos de cidadãos aurorenses pela câmara de vereadores, celebração de missa campal, palestra de educação no trânsito, sorteio de prêmios o motociclistas, campanha de arrecadação de livros para a biblioteca, show de forró em praça pública, baile da saudade dentre outras atrações. Cumpre destacar igualmente os serviços prestados pela Defensoria Pública do estado, no decorrer dos dois dias do evento.
Ao lado de ilustres filhos de Aurora, aurorenses de diversas épocas revisitaram sua terra natal participando ativamente de toda a programação sociocultural e histórica.
A programação cultural teve início logo na sexta-feira(16) no entorno da estação ferroviária com a promoção da 1ª feira de artesanato do município, a exposição iconográfica de fotografias antigas, exposição de escultura e literatura de artistas da terra, além do torneio de travinha com atletas mirins do programa segundo tempo e escolinhas de futebol da Seculte no campinha da caixa d’água na estação. Como também com uma série de serviços prestados à população pela defensoria pública na quadra poliesportiva no bairro Araçá.
No sábado(17) a programação teve início logo ás 5h da manhã com a recepção aos visitantes na praça padre Cícero(da estação) quando a AFA e equipe com a banda de música esperavam o ônibus que trazia os filhos da terra residentes em Fortaleza, seguido do oferecimento de um café da manhã no CSU, visitação aos pontos turísticos de Aurora(Estação), Capela da Mártir Francisca, Ponte do Rio Salgado, capela de São Vicente, Poço do Meio, Museu da Paróquia, Casarão do Cel. Xavier, Praça da matrize açude Cachoeira. Ao meio dia o almoço no CSU para visitantes, autoridades e outros convidados com música ao vivo. O encerramento se deu com a realização do baile da saudade no clube Baiankara Hall na vila freire animado pela banda Arquivos. Sendo que na praça da matriz aconteceu o show popular com as bandas Forró Xoteado(local), Jacaré do Repente e Geraldo Massa e Sousa Cobra.
O prefeito Adailton Macedo, assim como todos os membros da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) e equipe da Seculte avaliaram a festa como bastante exitosa, a começar pela participação dos aurorenses locais e da distância. Os elogios foram a verdadeira tônica do acontecimento, mais um sinal de que o evento agradara sobremaneira a população e aos visitantes.
Como o encontro dos filhos e amigos de Aurora agora virou lei, todos com a mais absoluta das saudades já começam a pensar na sua segunda edição ano que vem.
Da Redação>
LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário: