quinta-feira, 15 de julho de 2010

16 e 17 de julho - AURORA viverá a maior festa da sua história, diz secretário

Vem aí a maior festa popular da história de Aurora...
1º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora
Durante os dias: 16 e 17 de julho (sexta e sábado), próximos, a alegria será geral. Ocasião em que os filhos e amigos de Aurora se reunem festivamente neste que promete ser o maior evento dos últimos tempos já ocorridos na cidade de Aldemir Martins. Uma verdadeira celebração da memória e da história aurorense, segundo acredita a coordenação do encontro.
Com uma programação das mais diversificadas, o Encontro dos filhos e amigos d’Aurora terá início nas primeiras horas da manhã da próxima sexta-feira(16).
Ver programação do evento:
Sexta-feira, dia 16(das 8 às 17 h) - A Defensoria Pública do CE promove o ‘Mutirão da Cidadania’ na quadra poliesportiva do Araçá com muita prestação de serviços à população. No mesmo local a secretaria municipal de saúde também prestará uma série de serviços à comunidade.
Ainda, durante todo o dia na praça Pe. Cícero ao lado da antiga estação ferroviária acontece a 1ª Feira de Artesanato do município, paralela a várias atividades socioculturais tais como: exposição de artes, literatura, fotografias antigas da cidade, apresentações musicais, esculturas, projeções de slides, painéis culturais e oficinas junto aos atletas mirins do projeto segundo tempo e escolinhas da Seculte-Aurora. A programação cultura prosseguirá durante os dois dias de festa.
Às 7 h – No campinho da Estação acontece o torneio infantil “Viva Aurora” de futebol de travinha(de areia) envolvendo os atletas mirins das escolinhas da Seculte e do projetos Segundo Tempo dos pólos da Aurora Velha(S. Benedito) e do Araçá.
EXPOSIÇÃO ICONOGRÁFICA: Durante os dois dias do evento, a Seculte-Aurora realiza na “pedra da estação” a Exposição Iconográfica – “AURORA – Fragmentos de uma história... Um passado em preto e branco”. Serão pouco mais de 100 fotos raras e antigas de Aurora, assim como de equipes de futebol a partir dos anos 40. “Será um verdadeiro resgate da bela memória histórica de Aurora, justamente num lugar dos mais afetivos e carregados de boas recordações, como é a pedra da velha estação que no passado foi um dos ambientes mais freqüentados da cidade” enfatizou o secretário JC.
Além de apresentações artísticas com talentos da terra e exposição de escultura e obras de autores locais, a programação incluirá atividades como palestras sob os mais diversos temas: história, saúde, meio ambiente educação no trânsito etc...
Sábado, dia 17 (ás 6:30 h) – Recepção aos visitantes: filhos e amigos de Aurora, com a banda de música na praça pe. Cícero e no Centro Social Urbano(CSU), na Vila Paulo Gonçalves.
Às 8:00 h – Passeio ecológico pontos turísticos e históricos de Aurora, saindo da praça da Estação. Onde serão visitados a velha estação agora revitalizada pelo município, onde funciona a biblioteca pública, o antigo casarão da Refesa restaurado pela prefeitura onde hoje funciona a sede da Seculte; o açude Recreio; a capela da Moça(Mártir Francisca) considerada a santa popular de Aurora; a capelinha do Bom-Jesus do Horto no bairro ds Aurora Velha, a capela de São Vicente, a ponte do Rio Salgado, o poço do meio, a praça central e a igreja matriz, o antigo casarão do Cel. Xavier – fundador de Aurora, recém adquirido pela prefeitura; o museu Pe. Luna da paróquia, o salão são vicente; o canteiro de obra da Escola técnica federal no Araçá e o açude Cachoeira.
16:00h – 1º Passeio dos Motociclistas Aurorenses, saindo da Escola técnica ao lado da Policlínica no Araçá passando pelas principais ruas da cidade. Com sorteio de prêmios para os participantes. NOTA: As inscrições encontram-se abertas na sede da Secretaria de Cultura(Seculte) para os motociclistas e na secretaria de Ação Social e CRAS para os artesãos.
17:00h – Palestra sobre Educação no Trânsito ministrada pelo Defensor Público - Dr. Fco. Pereira Torres na praça da Matriz.
17:30h – Missa campal pelo vigário e padres filhos da terra na praça da matriz.
19:30h – Festa Popular com várias atrações artísticas na praça da matriz. Já estão confirmadas: Geraldo Massa e Sousa Cobra, Jacaré do Repente, Forró Xoteado e Forró Pesado.
22:00 h – Baile da Saudade animado pela banda ‘Arquivos’ para os visitantes e convidados filhos e amigos de Aurora no clube Bayankara Hall na vila Freire.
O 1º Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora ao que tudo indica será
uma Festa que vai ficar na história, afirma o secretário de cultura José Cícero.
Tanto o prefeito Adailton Macedo quanto a equipe de organização da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) sob a coordenação de Marciel e Regina estão entusiasmados diante da boa repercussão que vem tendo o evento tanto em Aurora quanto fora.
No sábado no decorrer do evento a Prefeitura local inaugurará o novo Posto de Saúde do Araçá e do Monte Alegre, incluindo a reforma e ampliação do centro de Saúde Acilon Gonçalves da sede. Vários aurorenses que residem distante já confirmaram suas presenças. Toda a população está sendo convidada a tomar parte do acontecimento.
Realização:
Associação dos Filhos e Amigos de Aurora – AFA.
Prefeitura Municipal de Aurora
Secretaria de Cultura, Turismo e Desporte – Seculte.

LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário: