domingo, 27 de setembro de 2009

Aurora realiza 1ª Amostra de teatro(Festac) com Record de público, diz secretário.




Promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto – Seculte, a 1ª Amostra de Teatro Amador de Aurora, ocorrida na noite deste sábado, dia 26 se constituiu como um dos mais participativos acontecimentos culturais já vivenciado pela população aurorenses dos últimos anos. “Foi um sucesso. A começar pelo comparecimento em massa da população. Diríamos que foi um recorde” ressaltou alegremente no encerramento o secretário da pasta José Cícero.
O evento aconteceu no auditório do salão paroquial localizado no centro da cidade, cujas dependências pareceram pequenas diante do grande número de pessoas que compareceu ao local para prestigiar o leque das apresentações. Quatro dos mais conhecidos grupos de teatro amador de Aurora participaram da amostra com peças e encenações que primaram pela irreverência, humor e descontração sem perder de vista o enfoque da realidade social e o contexto das agruras sertanejas cotidianas. A amostra foi intitulada de Festac – 1º Festival de Teatro e Arte Cênica de Aurora edição 2009.
A performance dos atores e atrizes amadores de Aurora ocupou um capítulo à parte, algo que também surpreendeu a todos pela grande atuação de ambos os protagonistas. Além do grande número de espectadores que lotaram o auditório paroquial. O espetáculo agradou tanto aos adultos quanto às crianças que também prestigiaram em grande número mais um evento da Seculte. A prefeitura por intermédio da Seculte destinou uma premiação em dinheiro para cada grupo participante.
O prefeito Adailton Macedo que também acompanhou de perto as apresentações se mostrou bastante entusiasmado diante do brilhantismo com que tudo aconteceu, notadamente pela receptividade da população à amostra teatral, bem como pela atuação primorosa de todos os que atuaram. Estiveram presentes ainda, além do secretário de Cultura José Cícero, a 1ª dama Rose Macedo, o secretário de Administração Osasco Gonçalves a secretária de Ação Social Socorro Macedo e outros amantes da arte teatral, a exemplo dos professores Luiz Domingos, Raimundo Leal, Cláudia Maria, Elizete Albuquerque entre outros. Boa parte do autores e atrizes que protagonizaram o espetáculo também integram os quadros da Seculte local.
“Aurora adentra a partir de agora, com esta pequena amostra de teatro, numa das atividades pela qual a civilização mundial desde a Grécia antiga aprendeu a pensar, refletir e vivenciar as coisas do mundo pelos olhos do conhecimento e da sabedoria”. “O teatro também é uma ferramenta fundamental para o avanço do processo educacional e cultural, por isso, podemos afirmar que este evento será apenas o primeiro de uma série que haveremos de realizar”. "O teatro, assim como o cinema e o museu precisam virá de vez um bem social, uma mania, um lazer popular não apenas como um direito das elites, mas de todo o nosso povo. Razão pela qual precisamos democratizá-lo o quanto antes, através de expedientes como este", disse. A próxima ação da pasta será a realização de oficinas de teatro que deverão se espalhar pela sede e distritos do interior rural, como também o projeto "Cine-Sertão" que priorizará a projeção cinematográfica de produções culturais nacionais e regionais pelo município inteiro em espaços públicos. finalizou. No final todos os promoventes e o atores teatrais foram efusivamente aplaudidos e elogiados pela platéia, o que deixou todos esperançosos de que a partir de então, a cultura também teatral comporá igualmente a pauta das prioridades da seculte-Aurora.

Nenhum comentário: