quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dia do Desafio 2009 acontece com sucesso em Aurora



Moradores de Aurora participaram na última quarta-feira, 27 das comemorações relativas ao Dia do Desafio 2009 driblando a inatividade. Trata-se de uma campanha mundial em favor das atividades físicas das pessoas. Um movimento promovido anualmente em favor da saúde, sobretudo no continente americano, em que cidades semelhantes de diferentes países entram em competição no sentido de se avaliar quem consegue colocar mais pessoas nas ruas com pelo menos 15 minutos de atividade.
Este ano a cidade de Aurora na região do Cariri cearense disputara o score com a cidade mexicana de Ocampo.
A participação maciça da população no dia do desafio deste ano superou todas as expectativas dos que integram a equipe da Seculte/Aurora, responsável pela organização do evento no município, segundo ressaltou o secretário de Cultura, José Cícero.
"Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. É uma disputa amigável, que estimula a participação popular". No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física com um hábito diário, corriqueiro, explicou. "Atualmente em todo o mundo, a doença que mais mata é decorrente direta da obesidade, advinda do sedentarismo. Por isso a importância de uma campanha como esta, disse o secretário.
A programação do evento teve início às 7:40 h com a Saída em caminhada da Praça da Matriz em direção a quadra Poliesportiva no bairro Araçá o mais populoso da cidade. Seguido da realização de um ato público com as presenças do Vice prefeito Antonio Landim, dos secretários de Agricultura José Dácio, de saúde Petrúcya Frazão, de Cultura, Esporte e Turismo José Cícero e de Ação Social Socorro Macedo, de Administração Osasco Gonçalves, além de assessores do prefeito Adailton Macedo que na ocasião estava viajando a capital do estado, bem como de diretores das escolas participantes. Na seqüência teve início as competições esportivas com a presentação dos atletas da Arte Academia, e 8h – Futsal: Veteranos do Araçá versus veteranos do bairro São Benedito(Aurora Velha). Às9 h20min – Futsal Infantil entre bairros e atletas mirins que participam do projeto 'Esporte Cidadão' da Seculte. Às 10 h40min – Futsal Juvenil entre estudantes do colégio Paroquial versus Monsenhor Vicente Bezerra. Seguido de Futsal Feminino entre atletas da Seculte e intercolegiais. O poliesportivo se mostrou pequeno para o grande número de participantes. O encerramento ficou por conta da entrega de medalhas(premiação) às equipes vencedoras das competições.
A participação e contagem dos ativistas da campanha do Dia do Desafio 2009 em Aurora prosseguiu até às 18 h. O evento contou com a promoção e realização direta da Prefeitura através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, além do acompanhamento do Sesc-Juazeiro entre outros parceiros.
Estiveram envolvidos na Programação:
· Alunos Atletas infantis das escolinhas desenvolvidas pela SECULT
Grupo de Convivência Social Amor e Paz (Secretaria de Ação Social)
Ex-Atletas (Veteranos)
Ciclistas
Representantes de todas as Secretarias Municipais, Assessoria e Departamentos.
Professores
Pessoas da população que fazem caminhadas
Convidados
Secretários Municipais
Pastoral da Juventude.
Pessoas da terceira idade assistida pela Secretaria de Ação Social e Casa da Família.
Agentes de endemias(Funasa), atletas e ex-atletas dentre outros.

Nenhum comentário: