segunda-feira, 16 de março de 2009

Extra! Extra! Deputado Chico Lopes apoia pesquisas de Petróleo na região do Cariri

Chico Lopes apoia pesquisas de petróleo na região do Cariri cearense :
O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) elogiou a iniciativa do Senador Inácio Arruda de encabeçar a luta por pesquisas da possível existência de óleo e petróleo no Cariri. “Apoiamos o Senador e já colocamos o nosso mandato à disposição para colaborar no que for preciso no sentido de trazer mais este investimento para o Ceara”, defende o parlamentar.
Lopes ressalta que a luta pela refinaria no Estado tem sido uma bandeira que tanto ele quanto Inácio Arruda carregam há muitos anos. “Ainda era vereador quando começamos a batalhar por este projeto. Agora que teremos a refinaria, descobrir petróleo no Ceará traria ainda mais recursos para os municípios”, destaca.
Tripé de desenvolvimento para o Nordeste
Segundo Lopes, mais do que apenas incentivar as pesquisas da possível existência de petróleo na região, esses estudos poderão trazer muito para a população local. “Caso se encontre petróleo no Cariri, é certo que isto vai gerar mais emprego e renda. A transposição do Rio São Francisco, a Transnordestina e a Refinaria já são uma realidade. Estes grandes investimentos que o Nordeste recebe mostra a preocupação que o Governo Lula tem com o povo nordestino”. O parlamentar afirma que, uma possível confirmação de petróleo, sem dúvidas, traria ainda mais investimentos para o Ceará. “O povo precisa de emprego e renda e é isso que buscamos”, enfatiza.
Chico Lopes ressalta que já existem estudos que comprovam a existência do “ouro negro” na costa cearense. “Se sabemos que existe petróleo na região de Aracati próximo ao Rio Grande do Norte e se estende até Paracuru, porque não incentivar a perfuração de poços em outras regiões do Estado?”, questiona.
Geração de emprego e renda
O parlamentar enfatiza que incentivar as pesquisas é apostar na geração de emprego e renda. “Cada vez mais nos convencemos de que quando o Nordeste cresce, cresce também o país. Os investimentos em infraestrutura que o Governo Federal traz para cá se transformarão em melhores condições de vida para milhares de pessoas´”, aposta.
Saiba mais
O Senador Inácio Arruda esteve reunido na manhã desta quarta-feira (11.03) com o Diretor-Geral da Agência Nacional do Petróleo - ANP, Haroldo Lima, e o diretor da empresa, Allan Kardec. O encontro, que foi uma iniciativa do senador cearense, teve como objetivo sensibilizar a diretoria da ANP para a necessidade de estudos mais profundos na região do Cariri. O Senador destacou a vinda da refinaria para o Estado e a confirmação de petróleo significaria mais recursos para os municípios.
Haroldo Lima prometeu incluir na programação plurianual de estudos da ANP um levantamento da região, abrangendo a Chapada do Araripe. A empresa tem interesse em continuar investindo para aumentar o conhecimento geológico da Bacia do Ceará. Participou também da reunião com a diretoria da Agência Nacional de Petróleo, o prefeito do Crato, Samuel Araripe.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Dep. Fed. Chico Lopes - PCdoB-CE / Ass. Sen. Inácio Arruda

Nenhum comentário: