sábado, 28 de fevereiro de 2009

AuroraFolia o maior Carnaval da história de Aurora












Pleno sucesso. Foi esta a avaliação que fez a equipe da secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte)a frente o professor José Cícero, assim como o próprio prefeito Adailton Macedo em relação a 1ª edição do AuroraFolia 2009.
Durante cinco dias o carnaval popular de Aurora superou até mesmo as expectativas mais otimistas em face do grande número de pessoas que compareceu à Avenida Antonio Ricardo o QG da folia. Segundo as estimativas, pouco mais de 30 mil pessoas passaram pela avenida do samba nas cinco noites do Aurorafolia. Sem contar a grande participação da criançada durante o vesperal que aconteceu todas as tardes na Associação Beneficente Aurorense(ABA).
Cerca de 15 atrações artísticas da Bahia, Ceará e Paraíba animaram os foliões aurorenses, tanto no carnaval de rua quanto nos bailes da ABA. Duas grandes atrações de Salvador se apresentaram no palco do AuroraFolia: Xexéu e banda, bem como a Banda Pinel que juntos contagiaram os foliões de Aurora. Além destes também se destacaram as bandas: Namoro Novo, Rabo de Sereia, Cariri Brasil, Sacanear, Campeões do Forró elétrico, Cara de Pau, Skema, Karetões elétricos, Zuerê e a super orquestra de frevo Canaã. No clube ABA se apresentaram as bandas: Orquestra Canaã, Cariri Brasil, Índio dos teclados elétrico, Moral do Samba e Zunzueira.
A avenida Antonio Ricardo se tornou pequena para tantos foliões. Além de palco, luz e som a Prefeitura colocou à disposição dos brincantes toda infra-estrutura necessária para um grande evento tais como: banheiros químicos, stand da secretaria de saúde com ambulância e enfermeiros 24 h plantão, além de um aparato de segurança especialmente contratado no sentido de garantir comodidade e segurança aos foliões. O efetivo da PM local também foi reforçado com mais 13 homens oriundos do batalhão de Brejo Santo.
A participação dos quatro Blocos também acrescentou um colorido especial a festa. Cerca de 12 mil reais foram disponibilizados pela prefeitura por intermédio da Seculte para a premiação dos Blocos, incluindo ajuda de custo e bonificação dos destaques infantis da ABA. Além da premiação da rainha e do rei momo do AuroraFolia deste ano. Quatro blocos carnavalescos disputaram a primeira colocação no evento: Pankadão, Os Normais, Tchê, Tchê, Tchê e os Trutas.
O encerramento do carnaval ocorreu às 7 h da manhã de quarta-feira de cinzas. À tarde na ABA houve a abertura dos envelopes com a apuração dos votos dos seis jurados que escolheram os blocos vencedores do carnaval 2009. Com um total de seis quesitos os envelopes foram abertos um a um pelo presidente da mesa apuradora o Sr. Raimundo Camila diante uma multidão que lotou todas as dependências do clube ABA. A organização este ano foi um dos destaque do carnaval de Aurora, sem esquecer todo o esmero dedicado as atrações musicais contratadas.
Apuração:
No quesito “organização” o jurado foi Xico Alves jornalista do jornal A Notícia de Juazeiro do Norte. No quesito “Animação” o jurado foi o Sr. José Filho da empresa Famex; no quesito “Disciplina/comportamento” o jurado foi o professor Ronaldo Santos. Enquanto “criatividade/Inovação” ficou por conta da professora Terezinha de Jesús Frazão Lira. Além do quesito “fantasia/abadá” que ficou a cargo do Sr. Lourenço Romão dos Santos Filho, empresário do ramo artístico e finalmente, o quesito “Compromisso/participação” sob a responsabilidade do professor Jamil.
Computados os votos, o bloco Pankadão sagrou-se mais uma vez campeão do carnaval de Aurora com um total de 67 votos, enquanto o Tchê, Tchê, Tchê, considerado o grande “azarão” deste ano surpreendeu a todos ao conquistar a segunda colocação obtendo dos jurados 58 votos. Por outro lado, um dos favoritos Os Normais ficou na terceira colocação com 57,5 dos votos. Em último lugar, portanto na quarta colocação ficou Os Trutas com 41 votos.
Em face da 3ª colocação dos Normais ficou clara a insatisfação dos seus integrantes e torcedores. A equipe da Seculte, embora compreendendo o descontentamento, disse ser este sentimento uma característica inerente a toda disputa e reconheceu a nota baixa dada pelo jurado, declarando, entretanto, que todo júri é soberano independendo do resultado da sua avaliação.
O próprio jornalista Xico Alves que inclusive cobria a apuração, diante da polêmica em relação a sua nota, fez questão de reafirmar no local a razão de ter conferido aos Normais uma nota tão baixa. Quanto à escolha da Rainha e do Rei Momo os eleitos foram respectivamente: Gismênia e Júnior, ambos pertencentes ao bloco Os Normais.
A Seculte compreende todo o desânimo e a insatisfação dos Normais diante do resultado, como também assegura que o processo foi estabelecido com a mais absoluta isonomia e lisura. Mas, acrescenta que a visão subjetiva de cada jurado é algo que a pasta respeita e sob o qual não pode exercer nenhuma ingerência. Todo júri é soberano isso é um princípio elementar, concluiu.

Premiação dos Blocos Vencedores:

1º lugar – O Pankadão = 3.000,00+ um troféu.
2º lugar - Tchê, Tchê, Tchê = 2.000,00+ um troféu.
3º lugar – Os Normais = 1.000,00 + um troféu.
4º lugar - Os Trutas = 500,00 + um troféu.

Rainha e Rei Momo do AuroraFolia 2009.

Rainha: Gismênia (Os Normais) = 500,00 mais um troféu.
Rei Momo: Júnior (Os Normais) = 500,00 mais um troféu.
Da: Redação do blog d'Aurora

Nenhum comentário: